5 de jul. de 2011

Insistindo: A gestante vai ao Dentista!

Errata: A gestante e o pai do bebê VÃO ao Dentista!


Como vimos no post anterior “Grávidas e Cheias de Saúde” a saúde começa pela boca, e com a gestante não é diferente!

A Gestante e o pai do bebê devem ir ao Odontopediatra assim que souberem da gravidez. Ele é o responsável pela saúde bucal da Gestante e do seu bebê!
O ideal seria cuidar da Saúde Bucal antes de engravidar... Quer engravidar, então vamos fazer um check up geral!
Futuros Pais (isso mesmo: pai e mãe) vão ao dentista e ao médico!

Para os pais que já mantém um acompanhamento de rotina com o seu dentista, os riscos para o desenvolvimento de problemas bucais específicos durante uma gestação são bem reduzidos. Ainda assim, a visita ao Odontopediatra deve acontecer e continuar periodicamente.

Já para os pais que vão ao dentista apenas quando estão com dor ou dente quebrado... Corram! Já sabem que os riscos são bem maiores.

Ir ao dentista gestante é realmente importante para receber orientações educativas, preventivas de saúde bucal, dieta, cuidados quanto às alterações hormonais e amamentação adequada (que é importante tanto para a nutrição do bebê e desenvolvimento emocional quanto para o crescimento e desenvolvimento da face do bebê - músculos, mandíbula e maxila- garantindo uma boa oclusão e respiração). Além disso, o dentista orientará quanto à higienização bucal do bebê, adotando medidas de promoção de saúde desde a gestação ao nascimento com a prática habitual dos pais.
A gestante precisa ter um cuidado específico com a saúde bucal. Com as alterações fisiológicas e hormonais da gestação, ela fica mais susceptível a infecções e problemas odontológicos. Normalmente esses problemas surgem pela falta de medidas preventivas no controle eficaz da placa bacteriana.

Há inúmeras pesquisas que evidenciam a relação entre doenças bucais, partos prematuros, nascimentos de bebês de baixo peso e abortos.

“Trocando em miúdos”, para você entender melhor... As estruturas da boca (dentes, gengiva, osso, ligamentos periodontais, língua, lábios, bochechas...) precisam estar saudáveis para o bebê ter o desenvolvimento ideal.

Como é a sua boca por dentro:




Abaixo um resuminho das alterações que a gestante está susceptível:



Para ter saúde precisa ter cuidado, prevenção, educação e medidas que de fato evitem futuros problemas e necessidades de intervenções emergenciais, colocando em risco a saúde.
Você e o pai do seu bebê devem procurar seu Dentista e o Odontopediatra para o pré-natal odontológico, como prevenção e acompanhamento durante os 9 meses e para qualquer intercorrência nesse período.
Serão sempre Bem Vindos!!!!

Para mais Links interessantes de artigos, sites e blogs sobre Gravidez, Saúde Bucal e desenvolvimento do bebê vá em "Para Saber Um Pouco Mais" no lado direito do nosso blog e clique na página "+ Grávidas e Cheias de Saúde"

Nenhum comentário:

Postar um comentário