21 de mar. de 2012

Para ver se temos caries


A cárie é um buraquinho preto no dente, certo?

Mais ou menos...
O buraquinho preto já é uma CÁRIE num estágio mais avançado!
Vamos ficar atentos aos sinais dos nossos dentes também!

A cárie é uma destruição dos tecidos dentários que pode acontecer desde a infância- quando chamamos de Cárie de Acometimento Precoce, até a Velhice - que é a Cárie Senil. 
Ela tem a sua maior incidência na Adolescência, justamente a fase em que menos se escovam os dentes. 
Um descuido na higienização provoca a formação da Placa Bacteriana, que interfere no processo de desmineralização do dente.
 
As bactérias que formam a Placa atacam o esmalte desmineralizado-o, como demonstrado acima. E se não há a higienização correta as bactérias "comem" o dente!

 
 
Esse início de desmineralização é a Cárie Incipiente ou Cárie Inicial, ocorre a alteração da cutícula do esmalte devido à penetração bacteriana, forma uma mancha branco-opaca (normalmente em forma de meia -Lua, no colo do dente, e dá para a gente visualizar pelo espelho).
Se não cuidamos nesse estágio, as bactérias vão penetrando no esmalte do dente, formando cavitações, e a cor passa de branco-opaco para castanho claro (já será necessário realizar a restauração do dente). 

*Atentar para os tipos diferentes de Manchas Brancas existentes nos dentes; como hipoplasia e fluorose!

Exemplos de Lesões Iniciais de Cárie:
 





 Ao higienizar a boca, olhe-se no espelho, observe os seus dentes, as sua bochechas, a gengiva. Preste atenção ao aspecto, coloração, formato de todas as estruturas. Observe o que está diferente, o que está igual, o que merece mais atenção!

Para saber se há Cáries Novas realmente DEVE-SE ir ao Dentista regularmente. Pergunte-o sobre a sua saúde bucal e conte-o o que notou. Ele terá o maior prazer em tirar as suas dúvidas e ficará mais fácil para identificar qualquer alteração.
As cáries serão identificadas e tratadas nesta fase inicial, estabelecendo menor necessidade de remoção das estruturas dos dentes, preservando-os mais, além de determinar um menor custo para o tratamento.
As chances de algum dia perdermos um ou mais dentes por terem cáries diminuem consideravelmente . Chegaremos à velhice com TODOS os DENTES, e cheios de saúde.
Melhor prevenir sempre!

"O Dentista mais indicado para avaliar novas cáries é o SEU dentista de sempre, inclusive pelo fato de conhecendo onde costumam surgir suas cáries, pelas sua dificuldades de higienização, tem a vantagem de ir direto aos pontos críticos e por ter mais condições de lhe orientar quais as regiões não higienizadas de acordo, onde podem surgir novas cáries!"

Fonte: Ribeiro Al-, 100 motivos para ir ao Dentista, Odontex
Imagens: sites http://forum.darkside.com.br e http://odontologiatakehara.wordpress    

Nenhum comentário:

Postar um comentário