24 de mar. de 2012

Beber água ajuda a prevenir Cáries????

Sim Sim Sim

Água é uma delícia!
A água, no meio bucal, aumenta a produção da nossa saliva...
...E a saliva tem função protetora de várias formas para a Cavidade Bucal. Ela diminui a acidez bucal (o que evita a colonização da boca por microrganismos patogênicos e a desmineralização do dente), mantem úmidas a mucosa e as superfícies dos dentes protegendo-os e prevenindo cáries. Além disso, a sua consistência fluida também provê uma ação de lavagem mecânica, atingindo bactérias não-aderentes e debris celulares da boca. As proteínas da saliva que se ligam ao cálcio ajudam a formar uma película que se comporta como uma membrana protetora. 
Só proteção e defesa!!!
A água potável também contém fluoretos naturais, além de aditivos de flúor artificias.
No Brasil, a fluoretação da água passou a ser obrigatória, por lei federal, desde 1975.
Mais um contribuinte para a prevenção das cáries....
                           
O Flúor adicionado à água é absorvido pelo organismo e exerce efeito preventivo local, tanto por passar pela cavidade bucal no momento da ingestão da água quanto pela presença do flúor na saliva. A saliva contendo flúor adquire um poder bacteriostático maior, impede parcialmente a multiplicação de microrganismos, protegendo ainda mais os dentes contra as cáries.
Procure saber se na sua cidade a água é tratada com flúor, e qual o valor de aditivo, leia os rótulos das águas prestando atenção à sua adição. 


A água com mais de 1,5ppm deve ser tratada com adsorção, floculação, destilação ou osmose reversa.













Vamos beber muita água e prevenir a cárie!!!!


ALERTA: Não tome flúor sem o acompanhamento do seu DENTISTA ou do seu médico. Flúor em excesso é prejudicial ao corpo (é depressor do Sistema Nervoso Central, causa problemas neurológicos, ósseo, gástrico, FLUOROSE DENTÁRIA e óssea, intoxicações...)


Para saber mais sobre os efeitos do consumo excessivo do flúor vá em "Para Saber Um Pouco Mais" no lado direito do nosso blog e clique na página "Efeitos do consumo de compostos de flúor por dia!" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário