19 de mar de 2012

Dicas para Mente e Corpo Saudáveis!

1. Tenha uma boa higiene bucal e visite seu dentista a cada 6 meses. Evita as doenças cáries e gengivais, além das próteses mal adaptadas.


2. Evite o tabagismo, exposição ao sol, dieta rica em carnes vermelhas e pobres em vegetais e frutas. Estes fatores são favoráveis  a  formação de tumores.
                                                    
3. O aleitamento materno ajuda a prevenir o câncer de mama na mulher e a obesidade no bebê amamentado; além de promover o desenvolvimento ideal para a criança e suprir o emocional.


4. A apnéia (interrupção da respiração durante o sono), segundo a Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Toráxica (SEPAR), está relacionada com a proliferação de células cancerígenas, por causa da falta de oxigênio. 
Reserve 10 min do seu dia para respirar bem, concentrando-se e relaxando.


5. Tabagismo e Alcoolismo  associados podem aumentar em 15 vezes as chances de se desenvolver um tumor de boca ou laringe.


6. O câncer de pulmão é o tipo que mais mata no mundo e pode ser evitado apenas com o abandono do tabagismo, o pior dos fatores evitáveis da doença.


7. Evitar a exposição ao sol entre as 10h e ás 16h, usar protetor solar com no mínimo (FPS 15), 20 min antes da exposição ao sol e reaplicar a cada 2h ou como recomendar o fabricante, vão proteger contra os tumores da pele, os que mais acomete os brasileiros (cerca de 25%).

8. Mulheres acima do peso são mais propensas a desenvolver  câncer, principalmente o de mama e de cólon e um quarto destes, poderiam ser evitados se os pacientes praticassem  1h30min de atividades físicas semanais.


9. A cada dia os métodos  de rastreamento de vários tumores  estão mais modernos  permitindo o diagnóstico cada vez mais precoce, aumentando as taxas de cura. Faça uma revisão médica anual, Check-up Geral.

10. O aumento da expectativa de vida eleva  as chances de se ter doenças relacionadas  á  idade, como algum tipo de câncer.


11. Acima dos 50 anos, homens e mulheres devem fazer o exame de sangue oculto nas fezes, uma vez por ano.


12. Homens ao fazer 50 anos e até os 70 anos,  devem realizar  anualmente exames  para prevenção de  câncer de próstata.


13. Mulheres dos 25 aos 60 anos anualmente  devem realizar exames ginecológicos preventivos.
A partir dos 40 anos todas as mulheres devem fazer o autoexame  da mama, exame clínico, ultrasonografia e mamografia.
Hoje o SUS já oferece estes exames a todas as mulheres.


14. Prevenir-se  de doenças sexualmente transmissíveis também é importante para evitar câncer, pois alguns tumores estão relacionados a vírus, como o papiloma vírus humano (HPV) e o câncer de colo do útero. 


15. Para o autoexame de pele, dispa-se  na frente do espelho e observe  se existem pintas ou manchas que mudam de forma ou cor e se existem feridas que não cicatrizam.

16. O  tratamento contra  o câncer está cada vez mais personalizado, uma vez que a doença já pode ser avaliada molecularmente de forma individual.
Consulte o médico regularmente!


17. A radiocirurgia é uma nova técnica  que substitui a cirurgia comum no tratamento do câncer. É  indicada para tumores primários  ou metástases localizadas no pulmão e na coluna vertebral, desde que isolados e com até 5cm de diâmetro. Daí a necessidade de um diagnóstico precoce.

18. Estresse e depressão diminuem a capacidade de proteção  do organismo. Diminui  sua imunidade  aumentando portanto as chances  de um tumor se desenvolver.
Procure ter um momento de prazer diariamente.

19. As vacinas terapêuticas  são as maiores promessas no tratamento do câncer. Utilizadas somente no tratamento e não de modo preventivo, ajudam a combater o tumor.


20. Vacine-se. Atualmente as vacinas são as maiores protetoras da saúde. Procure cumprir o Calendário do Adulto e não deixe de vacinar seus filhos.
A Vigilância Sanitária é bastante rigorosa quanto à Imunização e controle de infecção. Além disso, as vacinas estão disponíveis pelo SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário