26 de mar. de 2012

Bom hálito, bons hábitos! Como escovar a língua???? A gente dá dicas!!!



Existem diferentes tipos de escovas, raspadores ou limpadores linguais disponíveis especificamente para essa higienização.
No entanto, vale ressaltar que a higienização correta não depende do tipo de material que você utiliza e sim de como você realiza a sua higiene, isso é o mais importante!

Para saber se está fazendo uma higiene ideal, além de observar a saburra lingual e a sujeira entre e sobre os dentes, é fundamental ir ao Dentista, mostrar como realiza sua higiene e ele orientará cada um à sua realidade e capacidade.


Para uma higienização ideal primeiro deve-se prestar atenção ao aspecto da língua, se está esbranquiçada, amarelada, se há presença da saburra lingual... 
Você vai escolher se prefere a escova de dentes, o limpador ou raspador de língua, a escova dental com dispositivo limpador de língua acoplado ou a escova lingual.
A medida que seus reflexos permitam, acostume-se a colocar a escova de língua mais para o fundo da boca, permitindo uma limpeza mais eficiente da parte posterior da língua.
 
E então, pode começar!


# Higienização Lingual com a ESCOVA DE DENTES:
1. Coloque a língua para fora e observe-a.
2. A partir daí, escove suavemente da parte de trás para a frente, "varrendo" a língua. Deve-se cuspir a sujeira que solta com a escovação e repetir algumas vezes, notando-se uma cor mais rósea.     
Dica da gente: Caso use limpador de língua, faça essa escovação entes de passar o limpador.

3. Após, escovam-se suavemente as bordas da língua, também da parte de trás para a frente, aproveite e passe a escova com cuidado nas bochechas. E também deve-se cuspir a sujeira que solta com a escovação e repetir algumas vezes.     


# Higienização Lingual com LIMPADOR/ RASPADOR LINGUAL:
O limpador/raspador de língua é de fácil utilização e rápido.
1. Após passar a escova no dorso e laterais da língua...
2. Raspe suavemente toda a superfície da língua, com movimentos de trás para a frente, sempre lavando a sujeira que é removida.
Aspecto antes da higiene
Higiene com Limpador
















Lave o seu limpador com a água e sabão antes e depois de usá-lo.
P.S: Os limpadores de língua vêm com instruções nas embalagens de como devem ser usados. Leia e siga corretamente.


Exemplos de Limpadores/Raspadores Linguais:
# Higienização Lingual com a Escova Dental com DISPOSITIVO LIMPADOR DE LÍNGUA ACOPLADO:
1. Coloque a língua para fora e observe-a.
2. Passe a escova no dorso e laterais da língua...
3. Raspe suavemente toda a superfície da língua, com movimentos de trás para a frente, sempre lavando a sujeira que é removida.
        
Exemplos de Limpadores/Raspadores Linguais acoplados à Escova de Dentes:
# Higienização Lingual com a ESCOVA LINGUAL:

1. Coloque a língua para fora e observe-a.
2. A partir daí, escove a língua com as cerdas suavemente da parte de trás para a frente, "varrendo" a língua. Deve-se cuspir a sujeira que solta com a escovação e repetir algumas vezes, notando-se uma cor mais rósea.
 3. Passe o raspador suavemente com movimentos também do fundo para a frente para remover os resíduos. Enxague a escova sempre que remover os resíduos e após a escovação com água e sabão.


Para uma melhor higienização da língua, existe o gel lingual que contém cloreto de zinco, que neutraliza o mau hálito. "A pasta de dente pode deixar uma película residual na língua. O gel, pela sua viscosidade, limpa a língua toda sem deixar resíduos. Além do gel, pode-se encontrar sprays com cloreto de zinco.
 
Exemplos de Escovas Linguais: 



Só para lembrar...
Bebês e crianças também limpam a língua!

Os bebês (mesmo sem dentes- procure o odontopediatra para orientação) e as crianças também devem higienizar a boca, escovar os dentes (quando nascem) e a língua, usar o fio dental, mesmo antes de adquirir a coordenação motora necessária. E para isso, os pais e responsáveis devem entrar em ação!


Indicamos aqui que os pais/responsáveis aproveitem esse momento para estimular a escovação diária dos seus filhos. Recomendamos que façam a sua higiene bucal junto com as crianças, compartilhem a experiência e torne-a um hábito.


A higienização da língua do bebê e da criança até 7 anos precisa ser realizada por um adulto!


Após a higiene pelo adulto, deve-se entregar a escova, limpador, raspador, mordedor... para a criança (a partir de 8 meses) "repetir" os movimentos incentivando o aprendizado e estimulando o hábito.


Muita Atenção:
A higiene bucal precisa ser suave, mas eficiente, pois a mucosa oral é sensível e pode machucar facilmente com uma escovação mais forte, ou com as lâminas que existem em alguns limpadores de língua (mais um motivo para procurar o seu dentista e demonstrar a forma como higieniza sua boca).
Alguns pacientes machucam a língua, formando úlceras, aftas e lesões papilares durante a escovação, o que pode evoluir a úlceras mais graves...

Dentes & Companhia - Promoção de Saúde.
Av. Anita Garibaldi, nº1815, Centro Médico e Empresarial, Bloco B, Térreo 01, Loja 05. Ondina. Tel:(71) 3245 8673 begin_of_the_skype_highlighting            (71) 3245 8673      end_of_the_skype_highlighting 

Um comentário: