2 de abr de 2013

Um Novo Dentista??? Procure certo!

Hoje atendi uma senhora que estava a procura de um novo Dentista!
Me contou que esteve em 4 antes de chegar à mim...
E os motivos de rodar tanto foram inúmeros, alguns sensatos, outros inacreditáveis e até cômicos...


Para ter saúde oral e geral a longo prazo é importante escolher um Profissional adequado.
Pensamos, pensamos e aqui estão algumas dicas para encontrar um "Dentista Legal"!

1. Procure um Dentista Clínico para acompanhar você a longo prazo, cuidar da sua saúde oral e entender todos os seus problemas e soluções.
* Você irá visitá-lo semestralmente, em média, e precisa confiar nesta interelação, então busque um profissional que você julgue ser amigável, compassivo para sentir-se completamente à vontade durante o atendimento. Você deve perguntar todas as dúvidas sem intimidar-se. Deve estar seguro ao conversar com ele e sentir que está recebendo os melhores cuidados orais.

2. Caso tenha filhos (as) entre 0 e 16 anos procure um Dentista Especialista em Odontopediatria.
* Este profissional está capacitado para relacionar-se com os seus pequenos com uma abordagem e linguagem diferenciadas. Está atento às alterações da idade e normalmente o Odontopediatra faz diversos cursos como psicologia para entender as mudanças etárias pelas quais passam os bebês, crianças e adolescentes.

3. Procure Referências.
* Ter uma boa reputação é algo que você precisa considerar ao escolher seu dentista. Comece perguntando aos amigos referencias pessoais, pergunte sobre suas experiências, essas são geralmente uma das formas mais confiáveis para se começar uma lista de potenciais profissionais a serem escolhidos.

4. Comece sua busca fazendo uma lista de dentistas recomendados pelas pessoas nas quais confia, como dito anteriormente, e alie à localização mais conveniente.
*Avalie cada um deles com base em suas preferencias e necessidades especiais.

5. Procurar inicialmente Odontopediatra em casos de crianças, pois é importante para estabelecer bons hábitos de higiene bucal já no início da vida.
*As crianças precisam sentir-se completamente a vontade e confortável durante a visita ao seu Odontopediatra.

 6. Caso seja maior de 16 anos, procurar o Dentista Clínico será o ínicio de uma reeducação relacionada aos hábitos de higiene bucal.
O Dentista Clínico realizará a consulta, e é durante ela que o profissional dará seu diagnóstico e devolverá ou manterá a sua saúde oral e geral. É neste primeiro contato que você precisa estar a vontade para tirar suas dúvidas, procurar saber sobre suas qualificações e dizer o que espera dele.
Esse será o seu dentista que cuidará da sua prevenção de doenças orais. É importante que além de tratar, ele mostre o motivo, causa da doença e lhe ensine a evitá-la evitando problemas futuros,
Esse também será o dentista que lhe encaminhará para um especialista caso seja necessário, deve estar apto para diagnosticar doenças e indicar o profissional mais adequado como endodontistas, implantodontistas, bucomaxilofaciais, protesistas, periodontistas... Com a indicação dele, certamente você ficará mais confiante. 

7. Valor do seu tratamento
* Caso o seu tratamento torne-se caro, dispendioso, você deve ter liberdade para conversar sobre planos possíveis de pagamentos, organizando-se com o seu dentista e planejando para que o seu tratamento torne-se possível!
* Lembre-se que prevenir não é caro.

8. Localização
* Ao procurar as referências com os amigos, procure saber o endereço, se lhe é conveniente.
* Se há estacionamento fácil.
* A localização irá interferir na marcação das suas consultas e na continuidade do seu tratamento.

9. Lista em mãos, avalie suas necessidades e preferencias pessoais e assim  poderá garantir que a sua decisão final foi a melhor para a sua saúde física e mental.

Atenção às emergências Odontologicas.
1. Verifique se o profissional tem formação para o atendimento.
2. Verifique se a clínica é idonea.


Nenhum comentário:

Postar um comentário