15 de set. de 2011

Bruxismo??? O que é isso??? Coisa de Bruxa???

Muita gente tem, mas nem imagina...

Bruxismo é uma disfunção da mastigação caracterizada pelo constante apertar, cerrar e ranger dos dentes.

Normalmente quem tem não sabe que tem!
Durante o sono, o ranger é tão forte que ouvem-se estalidos, barulhinhos como roc roc roc rhrhrhrhrh...
Certamente, quem dorme ao lado ou perto de quem tem vai identificar rapida
As causas para essa disfunção não são bem definidas, mas estão claramente relacionadas aos fatores psicológicos, contatos inadequados entre os dentes e fatores hereditários. Aqui consideram-se fatores importantes a ansiedade, o estresse, a perda precoce de dentes...
O bruxismo pode acontecer em crianças, adolescentes e adultos.
É muito freqüente de 2 a 4 anos, 10 a 12, e 18 anos. Fases de descobertas, adaptações, modificações, aprendizados. São períodos determinantes que envolvem a percepção da realidade, a auto-confiança, limites, escolhas. Os pais e responsáveis devem estar atentos ao aparecimento de outros distúrbios nessas etapas de mudanças das crianças, como a gagueira, a Onicofagia (hábito de roer unhas), distúrbios do sono...

E o que o bruxismo faz com os dentes? Faz mal apertar os dentes, afinal?
Faz mal, SIM, apertar os dentes! Os dentes só deveriam tocar entre si quando engolimos.
O apertar e ranger os dentes, o bruxismo,  pode causar principalmente:
• alterações na forma q engole-se;
• alterações  na produção de saliva;
• altera o pH do meio bucal e favorece a cárie;
• alterações na posição dos dentes;
• desgastes excessivos dos dentes;
• trincas e fraturas dentais;
• contrações excessivas e fadiga dos músculos da face;
• alterações na forma que se morde;
• alterações nas articulações;
• deslocamento da mandíbula...

O bruxismo deve ser diagnosticado corretamente para uma abordagem precoce e, se necessário, um  tratamento interdisciplinar.
O tratamento do bruxismo deve evitar a sobrecarga, o desgaste dental, as dores articulares, manifestações de disfunções mais graves devido ao aumento da sua intensidade e principalmente restabelecer a função de cada estrutura envolvida. Por isso o protocolo e tipo de tratamento dependerá dos fatores que causaram e da intensidade do bruxismo.
Normalmente, cabe ao dentista a indicação do tratamento interdisciplinar com psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.
A terapia pode requerer desde a necessidade da maior interação criança - família, amor e atenção dos pais, até a necessidade da instalação de placas de mordidas (acetato ou acrílica, dependerá da idade, intensidade e tempo de disfunção) para promover o afastamento dos dentes evitando os desgastes e o relaxamento das articulações e músculos da face.
O tempo do tratamento também poderá variar de acordo com a idade, intensidade, período de disfunção.


Com tudo isso aí...
Apostamos que Bruxismo, de fato, é coisa de "BRUXA"!

20 de ago. de 2011

+ Receitinha Delícia!


Caldo Frio

Ingredientes:

  • 4 batatas médias
  • 4 cenouras, cortadas em pedaços médios
  • 2 cebolas, cortadas em pedacinhos
  • 3 xícaras de chá de leite gelado
  • 50g de salsinha
  • sal a gosto
  • pimenta do reino branca moída


Como faz:

  1. Descasque as batatas, corte em pedaços, junte a cenoura e a cebola numa panela com tampa e cozinhe com 2 xícaras de chá de água - panela tampada;
  2. Quando estiver cozido, retire do fogo, deixe esfriar um pouco;
  3. Bata tudo no liquidificador;
  4. Tempere com o sal e a pimenta do reino;
  5. Adicione o leite. Se ficar muito grossa, adicione um pouco mais de leite;
  6. Adicione a salsinha;
  7. Leve para gelar;
Dica: Corte fatias de pão de fôrma, passe manteiga com um pouquinho de alho picado e leve ao forno para torrar.

Sirva o Caldo com as torradas!

16 de ago. de 2011

Crianças Sem Limites!

A  falta de regras é responsável pela formação de “pequenos chantagistas”. 
Isso é sério!
Viver com regras não causa em uma criança o mesmo efeito que provoca em um adulto. 
Na verdade, ocorre o oposto: os limites levam os pequenos a sentirem-se mais seguros.

Seja firme, exerça a autoridade que você precisa ter e estabeleça regras claras e de acordo com a idade de seus filhos.

Se seu filho faz chantagem para ir ao dentista, à  escola ou para fazer outras coisas como comer, fazer a lição, arrumar os brinquedos... Ele pode estar precisando de limites!

Criança sem limite:
  • Cresce insegura;
  • Não aprende a confiar em si mesmo;
  • Acha que pode tudo;
  • Não consegue lidar com as frustrações naturais da vida;
  • Tem baixa auto-estima.
Precisamos assumir a educação dos nossos filhos para que eles não sejam educados por estranhos ou se transformem em adultos inseguros.
Por Paula Pantaleoni Amaral (psicopedagoga) 

15 de ago. de 2011

CARDÁPIO COM LEGUMES

ALMONDEGAS

1. Corte 2 fatias de pão em pedaços, coloque no processador e bata sem parar até ficar um farelo fino.
2. Em seguida junte:
  • 1 colher (sopa) de cebola picada
  • 1 colher de sopa de alho picado
  • Adicione 1 quilo de carne moída
  • raspas de 1  limão
  • 1 colher de (sopa) de katchup
  • 2 xícaras de molho de soja
  • 1 gema de ovo
3. Com uma colher de pau ou com as próprias mãos, misture bem.
4. Com a massa formada, acrescente uma xícara de salsinha e misture ainda mais.
5. Faça pequenas bolinhas e leve a geladeira por 30min.
6. Depois é só fritar ou assar no forno.


Para o Molho...
* Use tomates maduros, cenoura cozida , beterraba e 1 folha verde.
* Bata tudo no liquidificador e coloque em cima das almôndegas.


Para acompanhar faça...
BATATA ASSADA

* Aqueça o forno em 200°C .
* Enquanto isso, lave a batata em água fria, seque-a e fure-a com um garfo.
* Leve ao forno para que asse por cerca de 1h a 1h30min ou até o centro da batata amolecer.

Recheio para a BATATA ASSADA:
* Coloque o brócolis em um pouco de água para ferver.
* Escorra a água, corte-o  em pedaços pequenos 
* Misture uma lata de creme de leite
* 3 colheres de sopa de parmesão ralado.
* Por fim, abra as batatas com uma faca e coloque o recheio

Saboreie!!!

Para Beber...
SUCO VERDE
Bata no liquidificador por 30seg:
* 1/2 litro de água filtrada
* 4 folhas de couve ou agrião
* Caldo de 1 limão
* 1/2 xícara de açúcar
* 1 colher de sopa de hortelã
* Coe e sirva logo em seguida para não perder os nutrientes.


Opções: Pode substituir as folhas por cenoura e beterraba ou ainda abacaxi com hortelã , que também proporcionam  lindas cores e excelentes sabores!!!

13 de ago. de 2011

Legumes e Verduras, não os transformem em vilões!

Primeiro Passo:

Vão á feira com seus pequenos para uma aula sobre vegetais, eles vão adorar!

Então, fiquem atentos às dicas da gente...
Não pode faltar CRIATIVIDADE!!!!
  •  Ao chegar em casa convidem as crianças para ajudá-los na cozinha, lavando e picando algumas folhas e legumes. Deixem pegar, cortar, brincar de fazendinha, apreciar o momento.
  • Convidem para cozinhar as verduras, chamem a atenção para as mudanças que acontecem com as folhas (ex; a couve que é grande e volumosa, torna-se pequena e bastante verde quando cozida) e os legumes (ex: a cenoura que fica molinha após cozida). Falem sobre cores, texturas, formas, interajam com seus pequenos. Talvez, assim, eles tenha vontade de saborear os alimentos.
    •   Não falem dos vegetais como se fossem inimigos, impondo que eles comam. Isso só piora a reação contrária dos pequenos.
    • Nunca cozinhem demais os alimentos para que não percam as cores, formas e sabores, pois tornam-se desinteressantes  para as crianças.
    • Peçam para eles ajudarem a arrumar a salada no prato (que deve ser bem bonito e convidativo).Incremente com brotos de feijão, croutons, batata palha, ovo cozido picado, quadrado (existem fôrmas para isto), milho, ervilha e algumas frutas pequenas e coloridas (1 ou 2 no máximo). A salada deverá estar colorida, atraente...

    • Piquem os vegetais em formatos lúdicos, como flores, bichinhos, estrelas, quadrados, retângulos, triângulos,etc... Aproveitem para desviar os assuntos para as formas. Despertem a atenção também para as cores, misturando os alimentos.
    • Convidem a colocar a mesa para vocês.
    • Deixem que eles arrumem, escolham jogos americanos, decidam pratos, copos... Essa autonomia passa confiança e o desejo de fazer bem feito!
    • Aproveitem e dividam experiências!!!