O nascimento dos dentinhos é um processo fisiológico do crescimento e causa algumas alterações no bebê, algumas mais visíveis e outras nem tanto.
Por volta dos seis/oito meses de vida, em média, o bebê começa a passar por esse período!
Algumas crianças não apresentam qualquer sintomatologia, e outras sentem mais, começam a babar bastante, choram sem motivo aparente, apresentam inflamação e vermelhidão na gengiva visíveis, coceira, febre, tudo como resposta ao processo de irrupção. Para aliviar esse mal estar muitos pais recorrem a medicamentos, crenças e tradições.
Precisamos lembrar que esse processo é natural, assim devemos e podemos minimizar e aliviar os seus efeitos, mas não evitar que ele aconteça.
Há um tempo ouvimos falar que um “tal” colar de âmbar acalma os bebês na fase do nascimento dos dentinhos, evitando a salivação excessiva, a febre, o choro… tanto que virou “febre” entre as celebridades no Brasil e no mundo. Na Europa é uma tradição milenar.
O verdadeiro âmbar é uma resina cristalizada, da região Báltica, que possui uma alta concentração de ácido succínico. Esse ácido, em grandes quantidades, apresenta propriedades relaxante neuromuscular, e em pequenas quantidades, propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Ele é muito usado na indústria farmacêutica. No entanto, em forma de pedras, apenas em contato com o corpo, seja em colares ou pulseiras, NÃO HÁ comprovação científica de que exerça tais propriedades.
A utilização dos colares NÃO é recomendada por Odontopediatras ou pediatras por oferecer RISCOS de asfixia AO BEBÊ.
O colar, se usado, precisaria ser com supervisão 24h, por oferecer risco de a pedra soltar e o bebê engolir, além do risco de estrangulamento constante.
Assim como o colar não é recomendado, a medicação sem prescrição também não é indicada.
Para essa fase demos dicas naturais para ajudar aos bebês e aos papais e responsáveis a passar por esse período no post sobre mordedores.
#Dicadagente: Não esqueça de colocar os mordedores na geladeira!!! O gelo é um potente anti-inflamatório e vai aliviar o incômodo do seu pequeno!
Nenhum comentário:
Postar um comentário